Breaking News

Alunos da EMPJPB participam de aula de campo em Areia Branca/RN



Alunos do 9º e 8º da Escola Municipal José do Patrocínio Barra, de Felipe Guerra/RN, participaram ontem (18) de aula de campo na cidade litorânea de Areia Branca/RN, cujo objetivo principal foi conhecer de perto o processo de extração do sal pela salina Norsal, que o obtém através da evaporação da água e purificação por cristalização. 

Dessa forma os alunos puderam ver na prática tratores que alimentam os caminhões que saem dos tanques de cristais de sal bruto carregados e como através de grades o sal é desviado para as esteiras e lavado em um turbilhão de água e ainda colheram fontes para realização de um trabalho de pesquisa interdisciplinar nas áreas de Geografia e História. 

O sal é uma das maiores riquezas do Rio Grande do Norte, de onde saem 95% do sal consumido pelos brasileiros, já do ponto de vista histórico, o sal foi um dos primeiros produtos a ser explorado comercialmente no Rio Grande do Norte. A exploração normal e extensiva das salinas de Mossoró, litoral de Areia Branca, Açu e Macau data de 1802, mas o conhecimento de jazidas espontâneas na região já era conhecido desde o início da colonização.

A escola, em nome do diretor Marcilio Ramalho agradece a Secretária Municipal de Educação Maria das Neves, ao prefeito Haroldo Ferreira, aos professores (a) Darcilio Carlos, Eduina Carla, Gleicigene Bezerra, ao coordenador pedagógico Adriano Lucena e aos pais dos alunos que contribuíram para esse importante momento.
(Release)