Breaking News

Tumulto na Assembleia: Ricardo Motta adia sessão para escolha da mesa diretora



votacaoal

tumulto grande no plenário da Assembleia Legislativa.
O presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, encerrou a solenidade de posse dos deputados eleitos em outubro e não convocou, em seguida, a sessão para eleição da mesa diretora da Casa, conforme está previsto no regimento do Poder Legislativo.

Motta adiou para amanhã, às 10 horas, a sessão de votação.
O grupo do deputado Ezequiel Ferreira, que reúne votos suficientes para se eleger o presidente e os demais integrantes da Mesa Diretora, protestou contra a mudança repentina não deixará o plenário da Assembleia.
A atitude de Ricardo Motta, que encerrou a sessão e deixou o plenário, é considerada antidemocrática e um golpe contra o regimento da Casa.
A sessão da Assembleia marcada para esta segunda-feira, 2, é  destinada exclusivamente para a leitura da mensagem do governador Robinson Faria.
A sessão de votação da mesa diretora é extraordinária e não pode ser adiada.
Dois juristas consultados pelo BlogdoBG dizem que Ricardo Motta deixou de ser presidente e não tem condições legais de convocar uma nova sessão extraordinária para amanhã, tarefa que caberia ao presidente eleito na sessão de hoje à tarde, logo após a posse.
E tudo começou com o sumiço do deputado Álvaro Dias, que compareceu á Assembleia Legislativa e depois sumiu sem ter assinado o livro de posse. Álvaro Dias era considerado o décimo-quinto voto a favor de Ezequiel Ferreira.
Ricardo Motta só teria, até agora, oito votos a favor de sua reeleição.
Há cheiro de golpe no ar na Assembleia Legislativa.